Canal do Búfalo
ATENÇÃO:

Alguns sites clandestinos tentam associar indevidamente suas imagens ao nosso fórum. Não temos relação com nenhum site exceto os que estão na barra lateral direita do fórum, na área de "Blogs Parceiros".

Caso tenha visto algum tentando associar a imagem do fórum a assuntos asquerosos como pedofilia e estupro, fiquem avisados que esta informação é TOTALMENTE FALSA.

Atenciosamente,
Canal do Búfalo.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Canal do Búfalo
ATENÇÃO:

Alguns sites clandestinos tentam associar indevidamente suas imagens ao nosso fórum. Não temos relação com nenhum site exceto os que estão na barra lateral direita do fórum, na área de "Blogs Parceiros".

Caso tenha visto algum tentando associar a imagem do fórum a assuntos asquerosos como pedofilia e estupro, fiquem avisados que esta informação é TOTALMENTE FALSA.

Atenciosamente,
Canal do Búfalo.
Canal do Búfalo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Navegação
 Índice
 Ir para o blog
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» [Relato] Camarada pegou porra alheia e não achou nada demais!
Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios EmptyQui Out 13, 2011 10:14 pm por Smith

» O VELHO SAMBA ADERINDO A REAL .
Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios EmptySex Out 07, 2011 3:40 am por Smith

» [Fixo] (Download) BackUp Da Real(PDF)
Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios EmptySex Out 07, 2011 3:39 am por Smith

» Procuro ela ou não?
Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios EmptySex Out 07, 2011 3:39 am por Smith

» Dossiê Vivi Facada!
Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios EmptySex Out 07, 2011 3:35 am por Smith

» AS MULHERES MAIS GOSTOSAS DO BRASIL PARTICIPAM DO SWING DO PRAGA.
Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios EmptySex Out 07, 2011 3:30 am por Smith

» [+18] A mulher mais gostosa que ja vi.
Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios EmptySex Out 07, 2011 3:26 am por Smith

» Menino inicia tratamento de mudança de sexo aos 8 anos
Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios EmptySex Out 07, 2011 3:25 am por Smith

» Aniversário do fórum
Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios EmptySex Out 07, 2011 3:24 am por Smith

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Tópicos semelhantes

Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios

3 participantes

Ir para baixo

Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios Empty Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios

Mensagem por terramel Ter Nov 02, 2010 7:36 pm

Olá gente, estou aqui me matando para fazer a fundamentação teórica do meu TCC (monografia). Ainda não está pronta e muita coisa provavelmente ainda será mudada ou passada para outros tópicos do trabalho. Espero uma opinião sobre essa parte em que falo dos blogs e sua evolução. Estou um pouco estressado com medo de ficar uma merda isso. tenho que fazer a pré-apresentação no dia 22 e terminar a fundamentação teórica ainda essa semana. A primeira parte, falando sobre blogs, já está quase pronta. É essa aí abaixo:

1.1 Blogs e blogosfera

O termo weblog foi cunhado no dia 17 de dezembro de 1997 por Jorn Barger, juntando as palavras web e log, que em inglês significam literalmente rede e registro. Foi também Jorn Barger o primeiro a desenvolver um sistema onde as pessoas poderiam relatar tudo o que achassem de interessante na internet, sendo aquele sistema, de modelo precário mesmo para a época, um precursor dos mecanismos de blogs modernos.
A forma curta de denominação usada hoje, blog, foi criada por Peter Merholz que, por brincadeira, quebrou a palavra weblog para formar a frase “we blog” (nós “blogamos”) e colocar na barra lateral de seu blog, Peterme.com, em 1999. Pouco tempo depois, Evan Williams usou o termo “blog” como verbo (ex: blogar, que significa “editar um weblog ou publicar um artigo em um weblog”). Pouco tempo depois o termo “blogger” também foi popularizado, junto com o produto Blogger desenvolvido no Pyra Labs.
Foi ainda em 1999 que os blogs começaram a virar febre, quando muitos utilizadores passaram a usá-los para tratar de assuntos diversos ou até mesmo para publicar “diários virtuais”. A ferramenta Blogger da PyraLabs permitia que qualquer usuário tivesse um blog, sem necessariamente possuir conhecimentos técnicos em Informática. O Blogger funcionava como um mecanismo de blogs, permitindo ao usuário publicar artigos em formatos de post usando um editor visual WYSIWYG (What You See Is What You Get – O que você vê é o que você tem), capaz de transformar textos fomatados em um editor visual em HTML. O Blogger, considerado a ferramenta responsável pela popularização dos blogs, foi adquirido pelo Google em fevereiro de 2003 e até hoje é usado como mecanismo de publicação do Blogspot, um serviço de blogs gratuito fornecido pela gigante de buscas.
Ainda no começo do ano 2000, o Blogger mudou a estrutura dos posts publicados em seus blogs, transformando-os em páginas web individuais. Essa inovação na estrutura recebeu o nome de “permalink”, já que cada post recebeu um link permanente, o que também permitiu a inclusão de um sistema de comentários, fazendo com que cada post tivesse um espaço próprio para comentários, aumentando a interação dos leitores com o blogueiro. Esse tipo de interação criou no blogueiro a necessidade de se tornar uma espécie de escritor da web, obrigando-o a mudar para uma escrita mais formal e a investir na qualidade do conteúdo e de suas pesquisas, já que, com os comentários, também apareceram as críticas.
Em 2003 surgiu o Wordpress, um mecanismo de publicação baseado no extinto b2/cafelog e como seu antecessor foi criado usando PHP e MySQL. Hoje o Wordpress é o mecanismo de publicação de blogs mais usado no mundo, segundo o Royal Pingdom (2010). A versão 3.0, lançada em agosto de 2010, foi baixada mais de 12,5 milhões de vezes. Essa mesma versão marcou a fusão do Wordpress com o Wordpress MU (versão multi-usuário), permitindo a criação de um número ilimitado de blogs em uma única instalação do Wordpress. Seu crescimento cada vez mais acentuado se deve à sua flexibilidade e facilidade de uso, além de sua licença livre (GNU General Public License). O Wordpress permite o uso de plugins que possibilitam estender ou adicionar novas funcionalidades aos seus blogs. Um exemplo notável é o plugin Buddypress, capaz de adicionar características de redes sociais em um blog Wordpress, inclusive permitindo o uso de grupos e fóruns ao unificar um blog Wordpress com fóruns B2B, deixando os grupos e fóruns com características parecidas com comunidades da rede social Orkut.
Em 2004 o mundo dos blogs viu o surgimento de uma nova e importante ferramenta, o feed, que permitia ao blog disponibilizar seu contéudo em um formato que pode ser lido por ferramentas externas, conhecidas como “leitores de feed”. Essas ferramentas permitem ao usuário adicionar feeds de vários blogs para sempre receber os artigos mais novos sem precisar abrir os blogs no navegador. Essa novidade permitiu que ao usuário sempre se manter atualizado, além de ter como ponto positivo a economia de tempo, já que não era mais necessário lembrar endereços e esperar o blog carregar apenas para checar se tem novos artigos.
Os blogs cresceram de forma espontosa e se tornaram um dos sistemas mais usados da internet.

  • 1999: menos de 50
    2001: milhares
    2003: 3 milhões
    2008: mais de 50 milhões
    2009: 126 milhões


No Brasil, entre 1999 e 2003, a maioria dos blogs eram usados apenas como diários virtuais, o que, de certa forma, contribuiu para dar um mal sentido ao termo blog durante alguns anos. Enquanto os blogs já eram visto com seriedade e como potenciais mídias de divulgação publicitária em outros países, no Brasil ainda eram vistos como uma espécie de “brinquedo de adolescente”.
De alguns anos para cá empresas passaram a investir na criação de blogs ou na publicidade em blogs de terceiros para a criação de marketing viral, um tipo de marketing cuja característica é o uso das redes sociais para aumentar a exposição e divulgação da marca. A ideia é fazer uma campanha publicitária atraente o suficiente para que o próprio usuário divulgue a marca para o maior número de pessoas possíveis. Além das campanhas de publicidade viral, as empresas também já vinham investindo em tipos menores de publicidade, como anúncios por clique ou visualizações e posts pagos. Também é comum o modelo de vendas por sistemas de afiliados, onde o blogueiro disponibiliza os produtos da empresa em seu site e ganha comissões sobre os produtos vendidos.
Graças ao investimento publicitário das empresas, blogueiros passaram a perceber o potencial modelo econômico de seus blogs, o que levou muitos a trabalhar na monetização do conteúdo, transformando seus blogs em blogs profissionais. Hoje já é grande o número de pessoas que criam blogs visando apenas a monetização do conteúdo.
Apesar da publicidade em blogs no Brasil ter crescido de maneira significante, ainda está muito longe de alcançar os números dos blogs escritos em inglês. Segundo Cilene Bonfim (2007), o público brasileiro não gosta de anúncios, não faz doações, não divulga artigos e links de terceiros e interage pouco em comparação ao público estrangeiro, o que também influencia negativamente sobre a opinião das empresas sobre a capacidade dos blogs como mídia. Com o tempo espera-se que este problema de cunho cultural vá se relevando.

Gostaria de saber o que acham e o que poderia ser interessante melhorar.

Abraços
terramel
terramel

Mensagens : 447
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios Empty Re: Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios

Mensagem por Dahaka Ter Nov 02, 2010 8:45 pm

Como uma introdução, gostei do seu texto. Tirando a parte histórica que é necessário para introduzir o assunto, acho que esse trecho:

Apesar da publicidade em blogs no Brasil ter crescido de maneira significante, ainda está muito longe de alcançar os números dos blogs escritos em inglês. Segundo Cilene Bonfim (2007), o público brasileiro não gosta de anúncios, não faz doações, não divulga artigos e links de terceiros e interage pouco em comparação ao público estrangeiro, o que também influencia negativamente sobre a opinião das empresas sobre a capacidade dos blogs como mídia. Com o tempo espera-se que este problema de cunho cultural vá se relevando.

É pertinente ao desenvolvimento do TCC. Seria legal vc colocar exemplos de blogs de sucesso no Brasil e como eles cresceram como o Kibe loco, Jovem nerd, Fisica na Veia, e diversos outros.
Não vejo muitos estudos no Brasil sobre blogs, parabéns pela iniciativa.
Dahaka
Dahaka

Mensagens : 33
Data de inscrição : 20/10/2010
Idade : 33
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios Empty Re: Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios

Mensagem por terramel Qua Nov 03, 2010 1:17 am

Opa cara, valew por ter lido e opinado aqui. Então, vou colocar, mas vou deixar para por mais para frente. Já havia dado alguns exemplos na introdução e justificativa. Aqui a idéia foi mais fazer uma explicação dos blogs e crescimento sem citar exemplos. Agora vou aproveitar a madrugada pra tentar falar um pouco sobre programas de monetização e amanhã vou ver se falo sobre democratização de conteúdo e SEO...
terramel
terramel

Mensagens : 447
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios Empty Re: Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios

Mensagem por SulphurMind Qua Nov 03, 2010 10:37 am

Não entendo muito de TCC, pois ainda não fiz faculdade. Preciso resolver isso o quanto antes! Mad

Mas, pelo que eu li aqui, tá bem legal... resumiu muito bem a história do blog.

Nossa, faz tempo que o wordpress existe e só agora comecei a aprender como lidar com ele... nessa época, eu tinha um blog pelo Weblogger, do Terra (alguém lembra?).
SulphurMind
SulphurMind

Mensagens : 180
Data de inscrição : 16/10/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios Empty Re: Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios

Mensagem por terramel Qua Nov 03, 2010 1:27 pm

SulphurMind: Já tive uma merda daquela. Era minha época de matrixiano alfa pegador (já que alfa pegador é outro lado da Matrix). Vc tem blog hoje?
terramel
terramel

Mensagens : 447
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios Empty Re: Parte do meu TCC (monografia): Blogs como modelo de negócios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos