Canal do Búfalo
ATENÇÃO:

Alguns sites clandestinos tentam associar indevidamente suas imagens ao nosso fórum. Não temos relação com nenhum site exceto os que estão na barra lateral direita do fórum, na área de "Blogs Parceiros".

Caso tenha visto algum tentando associar a imagem do fórum a assuntos asquerosos como pedofilia e estupro, fiquem avisados que esta informação é TOTALMENTE FALSA.

Atenciosamente,
Canal do Búfalo.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Canal do Búfalo
ATENÇÃO:

Alguns sites clandestinos tentam associar indevidamente suas imagens ao nosso fórum. Não temos relação com nenhum site exceto os que estão na barra lateral direita do fórum, na área de "Blogs Parceiros".

Caso tenha visto algum tentando associar a imagem do fórum a assuntos asquerosos como pedofilia e estupro, fiquem avisados que esta informação é TOTALMENTE FALSA.

Atenciosamente,
Canal do Búfalo.
Canal do Búfalo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Navegação
 Índice
 Ir para o blog
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» [Relato] Camarada pegou porra alheia e não achou nada demais!
19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas EmptyQui Out 13, 2011 10:14 pm por Smith

» O VELHO SAMBA ADERINDO A REAL .
19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas EmptySex Out 07, 2011 3:40 am por Smith

» [Fixo] (Download) BackUp Da Real(PDF)
19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas EmptySex Out 07, 2011 3:39 am por Smith

» Procuro ela ou não?
19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas EmptySex Out 07, 2011 3:39 am por Smith

» Dossiê Vivi Facada!
19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas EmptySex Out 07, 2011 3:35 am por Smith

» AS MULHERES MAIS GOSTOSAS DO BRASIL PARTICIPAM DO SWING DO PRAGA.
19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas EmptySex Out 07, 2011 3:30 am por Smith

» [+18] A mulher mais gostosa que ja vi.
19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas EmptySex Out 07, 2011 3:26 am por Smith

» Menino inicia tratamento de mudança de sexo aos 8 anos
19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas EmptySex Out 07, 2011 3:25 am por Smith

» Aniversário do fórum
19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas EmptySex Out 07, 2011 3:24 am por Smith

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada


19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas

5 participantes

Ir para baixo

19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas Empty 19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas

Mensagem por Francisco Pinheiro Sex Jan 07, 2011 2:25 pm

Essa notícia eu peguei da internet. Nem tudo está perdido.
"MARIA DA PENA »
Lei Maria da Penha pune também as mulheres

Quatro anos após a implantação de legislação para proteger o público feminino da violência doméstica, homens também se amparam na lei a fim de evitar abusos por parte das companheiras. Desde a criação da norma, 19 delas já foram presas


Renata Mariz

Publicação: 21/02/2010 08:10 Atualização: 21/02/2010 11:22

Criada em 2006 para punir autores de agressões praticadas no ambiente doméstico contra mulheres, a Lei Maria da Penha tem sido cada vez mais utilizada para enquadrar o público que, em tese, deveria proteger. No Brasil, pelo menos 19 mulheres já foram para a cadeia por conta da legislação. Levantamento mais recente do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça, registra 11 internas condenadas com base na norma em presídios femininos espalhados por Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Com dados mais atualizados, o Distrito Federal confirma a passagem de oito mulheres no presídio da capital em função da Lei Maria da Penha. A aplicação da legislação contra o público feminino divide a opinião de especialistas.

Para a advogada Rúbia Abs, coordenadora da Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, até cabe acionar a Lei Maria da Penha se a violência ocorre no relacionamento entre duas mulheres. Mas ela discorda da aplicação em casos de mães que agridem os filhos, muito comuns entre as condenadas que já passaram por presídios, ou que praticaram violência contra homens. "Há outros instrumentos para serem utilizados. Acaba sendo um desvio do espírito da legislação, de sua essência e de sua justificação", destaca a advogada. Ela ressalta, porém, que essas interpretações são corriqueiras no direito. "Não sei se chega a ser um problema", minimiza.

Com base numa analogia, um juiz de Cuiabá (MT) justificou a aplicação da Lei Maria da Penha para determinar uma medida protetiva, impedindo uma ex-namorada de se aproximar do ex-namorado (veja quadro com casos). Nesse caso específico, o promotor Fausto Rodrigues Lima não vê problemas devido à inexistência de prisão ou punição. Ele acredita, no entanto, que a utilização da lei de violência doméstica foi desnecessária. "Apesar do fundamento ter sido na Lei Maria da Penha, creio que seja mais de fundo constitucional, baseado no direito à intimidade. Caberia até mesmo um pedido de medida cautelar cível para evitar perturbação da ordem", afirma o promotor.

Ele destaca que os homens vítimas de lesão corporal praticada pelas companheiras no lar podem procurar seus direitos. "O que rege a punição, para homens e mulheres, independentemente do sexo do agressor, é o Código Penal, com pena prevista de três meses a três anos. A Lei Maria da Penha apenas trouxe as medidas cautelares, ou seja, urgentes, para tirar a mulher da situação de risco, e também a obrigatoriedade do processo penal", defende.

Constitucionalidade

Para Rúbia, na medida em que homens têm sido contemplados com a Lei Maria da Penha, menos riscos corre a norma de ser declarada inconstitucional. Este ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar a constitucionalidade da lei. Para Fausto, essa questão está absolutamente pacífica entre os juristas. "Tenho confiança de que o Supremo vai confirmar a plena constitucionalidade", afirma o promotor. Segundo ele, a justificativa da ofensa à igualdade é um falso argumento. "Na verdade, nunca houve igualdade. E para reverter todo o processo cultural que coloca a mulher numa posição submissa ainda nos dias de hoje, veio a Lei Maria da Penha deixar claro que a violência doméstica é crime, e não mais um problema de âmbito familiar", defende.

Mais palpitante que a discussão no Supremo, na avaliação de Fausto, será a avaliação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a respeito da lei. Este ano, o STJ vai avaliar um pedido do Ministério Público do Distrito Federal sobre os efeitos da desistência da vítima no meio do processo. Como muitos juízes de primeira instância estão incentivando o arquivamento das ações, ao realizar audiências de conciliação, promotores da capital pediram aos ministros criminais do STJ uma palavra final. "Defendemos a investigação obrigatória no caso de lesão corporal, independentemente da vontade da mulher. Caso contrário, continuaremos devolvendo o problema às vítimas", afirma.

Fausto refuta os argumentos presentes no debate, de que é preciso preservar a autonomia da vontade. "Aí é que está a grande falha, entender a violência como uma questão privada, e não pública. Se a mulher quer se reconciliar, tudo bem, é a vida privada dela. Mas quanto ao crime, é uma questão pública, cabe ao Estado investigar e punir", reforça. A diretora da Penitenciária Feminina do Distrito Federal, Deuselita Martins, diz que a passagem das oito internas enquadradas na Lei Maria da Penha pelo complexo foi breve e em clima de tranquilidade. %u201CO fato de responderem pela legislação de violência doméstica não causou surpresa entre as demais apenadas, somente um pouco de comoção quando o fato envolvia agressão contra filhos. Houve também casos de briga entre mulheres%u201D, explica.

OS NÚMEROS
19 - Número de mulheres já presas no país por desrespeitarem a Lei Maria da Penha

8 - Quantidade de casos registrados no Distrito Federal
Vale para todos
Conheça detalhes de dois casos em que mulheres foram enquadradas na Lei Maria da Penha.
Homem denuncia ex-namorada
Em novembro de 2008, em Cuiabá (MT), um advogado utilizou a Lei nº 11.340 para proteger seu cliente, um homem que sofria ameaças de agressão física de sua ex-companheira por meio de e-mails e mensagens de celular. O homem alegava ter prejuízos financeiros e ser vítima de danos morais por conta da acusada. O juiz Mário de Oliveira determinou medidas de proteção em favor da vítima, determinando que a mulher não mantivesse qualquer tipo de contato com o ex-namorado e conservasse a distância mínima de 500 metros do seu local de trabalho ou residência. Se não cumprisse a determinação, a acusada poderia ser presa. Na decisão proferida, o juiz enfatizou que homens não devem se envergonhar em buscar socorro no Poder Judiciário para fazer cessar as agressões da quais vêm sendo vítimas. %u201CÉ sim, ato de sensatez, já que não procura o homem/vítima se utilizar de atos também violentos como demonstração de força ou de vingança. E compete à Justiça fazer o seu papel de envidar todos os esforços em busca de uma solução de conflitos em busca de uma paz social,%u201D declarou o juiz.

Mulher ataca ex-companheira
A empregada doméstica Adriana (nome fictício), 36 anos, foi presa em julho de 2008, em Goiânia, com base na Lei Maria da Penha, ao ser acusada de atear fogo à residência de sua ex-companheira. A mulher foi presa em flagrante a poucos metros da casa, sentada em uma calçada. Separadas havia duas semanas, Adriana teria surpreendido a ex-companheira deitada na cama com outra mulher. Pelo depoimento da vítima, quando notou a presença de Adriana no quarto, viu que a doméstica estava com uma faca na mão. As duas começaram a discutir. No meio da briga, Adriana teria jogado uma televisão no chão, causando o incêndio. Tal versão foi contestada pela acusada. Segundo ela, foi a dona da casa, sua ex-namorada, que esbarrou na televisão, causando um curto-circuito. Autuada em flagrante, Adriana ficou detida na carceragem da Delegacia da Mulher, mas acabou solta após pagar fiança no valor de R$ 200."
Francisco Pinheiro
Francisco Pinheiro

Mensagens : 262
Data de inscrição : 15/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas Empty Re: 19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas

Mensagem por Sr. X Sex Jan 07, 2011 7:24 pm

Sim, a lei pode ser usada contra mulheres também.

O problema disso é a manginice ou não do juiz. Ou seja, existe a questão cultural que também pesa nas decisões judiciais.
Sr. X
Sr. X

Mensagens : 162
Data de inscrição : 06/11/2010
Idade : 40

http://mghb.homenshonrados.com

Ir para o topo Ir para baixo

19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas Empty Re: 19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas

Mensagem por Edemar Sex Jan 07, 2011 8:36 pm

Eu e tu escreveu:

O problema disso é a manginice ou não do juiz. Ou seja, existe a questão cultural que também pesa nas decisões judiciais.

Eu até comentei num outro post que a lei não deveria ser aplicada em qualquer caso, mas sua aplicação acaba sendo feita de forma generalizada por juízes matrixianos. Quanto a aplicação da lei Maria da Penha em favor do homem, isso tem sido admitido pelos Tribunais Superiores. Tomara que esses julgados aclarem a mente dos juízes para aplicar a lei de forma mais equânime.
Edemar
Edemar

Mensagens : 181
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas Empty Re: 19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas

Mensagem por barão_kageyama Sex Jan 07, 2011 9:16 pm

É o feitiço voltando contra o feiticeiro.
barão_kageyama
barão_kageyama
Administração

Mensagens : 1689
Data de inscrição : 19/10/2010
Idade : 25
Localização : Caraguatatuba

http://canaldobufalo.galacta.org

Ir para o topo Ir para baixo

19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas Empty Re: 19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas

Mensagem por Fariseu Sáb Jan 08, 2011 10:03 am

Se pegar esse numero de mulheres e comparar ao de homens que são acusados falsamente por suas mulheres, verão que isso ainda é irrisório.


Para a advogada Rúbia Abs, coordenadora da Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, até cabe acionar a Lei Maria da Penha se a violência ocorre no relacionamento entre duas mulheres. Mas ela discorda da aplicação em casos de mães que agridem os filhos, muito comuns entre as condenadas que já passaram por presídios, ou que praticaram violência contra homens.
Ah sim! Homens não precisam de defesa...
Homens: Nunca antes tão descartáveis!

"Na verdade, nunca houve igualdade. E para reverter todo o processo cultural que coloca a mulher numa posição submissa ainda nos dias de hoje, veio a Lei Maria da Penha deixar claro que a violência doméstica é crime, e não mais um problema de âmbito familiar"
Ah tá, prova então que sempre foram oprimidas maginão!
Fariseu
Fariseu

Mensagens : 108
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas Empty Re: 19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas

Mensagem por Edemar Sáb Jan 08, 2011 10:53 am

Fariseu escreveu:
"Na verdade, nunca houve igualdade. E para reverter todo o processo cultural que coloca a mulher numa posição submissa ainda nos dias de hoje, veio a Lei Maria da Penha deixar claro que a violência doméstica é crime, e não mais um problema de âmbito familiar"
Ah tá, prova então que sempre foram oprimidas maginão!

Acho ridículo como são resolvidas supostas desigualdades no Brasil. Um exemplo são as cotas para negros, onde se cria mais desigualdade. Os brancos são colocados em posição inferior, ou seja, a desigualdade é resolvida com mais desigualdade, porra!

A mesma coisa com as mulheres. Para resolver essa "desigualdade", que é absurdamente mentirosa, ressalte-se que as mulheres sempre foram privilegiadas, não eram elas que iam lutar na guerra e sim seus maridos, trata-se o homem de forma desigual, haja vista que a mulher pode perfeitamente agredir um homem e tratá-lo de forma a objetalizá-lo, que é requisito necessário para a aplicação da referida lei. Acho totalmente errado achar que pelo fato de a mulher ter uma estrutura física inferior ao de um homem, sempre será vítima. Cada caso tem que ser analisado pormenorizadamente. Não digo que o homem não deve ser culpado quando deva ser assim considerado, mas me deixa inconformado o fato de uma mulher sempre numa situação assim ser privilegiada, na grande maioria dos casos, pelo menos.

Por último, engraçado a advogada dizer que só com a lei Maria da Penha a violência doméstica se tornou crime. Sempre foi crime, idiota! Sempre que alguém agride outrem, esse alguém será (ou pelo menos deverá) ser punido, sempre foi assim!
Edemar
Edemar

Mensagens : 181
Data de inscrição : 17/12/2010
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas Empty Re: 19 Mulheres já foram presas pela lei Maria da Penha- O Troco Nelas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos